A definição de equipe de John Katzenbach, especialista em gestão de pessoas, é um ótimo começo para esse post. Segundo ele, 'equipe é um número de pessoas com habilidades complementares, comprometidas com objetivos, metas e abordagens de trabalho comuns, pelos quais se consideram mutuamente responsáveis.
Ou seja, se você prospectar qualquer pessoa correrá o risco de ter um resultado qualquer. Se quer o sucesso, busque por perfis compatíveis ao negócio. A utilização do marketing de atração é a melhor alternativa porque permite atrair pessoas que realmente acreditam no poder do MMN e estão dispostas a superar todas as dificuldades encontradas, sem desistir no meio do caminho.
Conheça abaixo as 5 fases de uma equipe:
Formação
Nessa primeira fase é preciso que você, empreendedor, tenha foco na inclusão e permita que as pessoas te conheçam. Como líder é recomendável que encoraje seus prospects através da sua própria trajetória, descreva suas habilidades, seus cases, mostre que o potencial do negócio, além disso, apresente a oportunidade, fale sobre os objetivos do negócio e também sobre desafios.
Tempestade
Não queira ser o dono da verdade, permita que seus downlines discordem de você.
Lembre-se que o comprometimento nasce quando há oportunidades para expor percepções.
Normatização
É o momento em que os papéis precisam ser definidos dentro da equipe, mostre ao seu liderado qual é sua função na rede e que são co-responsáveis pelo todo.
Performance
Quando os resultados começarem a aparecer, dê o feedback. Elogie e motive.
Aqui você, como líder, deve reconhecer frequentemente as conquistas e estar próximo para compartilhar novas estratégias e melhorias. Comunique constantemente os objetivos!
Confiança
Essa é a base de toda sua equipe. Confie no potencial da sua equipe, incentive e oriente sempre, mostre-se disponível e certamente conquistará a confiança e simpatia dos liderados.