O marketing de rede (MMN) é um sistema de vendas e/ou consumo de produtos ou serviços de uma empresa através de uma rede multinível que qualquer pessoa pode formar... utilizando seu network (rede de contatos) e não exige compromisso de tempo e presença e tampouco implica em vinculo empregatício com a empresa representada.
Aquele que trabalha com o marketing de rede é um empreendedor independente e o único responsável pela geração de resultados e pelo crescimento ou não de seu negócio, sua rede, suas vendas e seus ganhos.
Portanto uma das maiores vantagens quando se inicia no MMN é o de se iniciar um empreendimento sem a necessidade de altos investimentos em estrutura ou com abertura de empresa, documentação e outros entraves que um negocio exige, pois a Empresa à qual o profissional de MMN se associa já tem isso tudo pronto. ´
O necessário para que se inicie nesse negocio é, geralmente a compra inicial do produto, para consumo ou revenda, até porque... entende-se que... a pessoa vai vender ou revender o produto que ela mesmo consome e que sabe que tem aceitação dentro de sua rede de network, tanto para consumo ou revenda.
A grande vantagem do Marketing de Rede é que ela propicia um volume de ganhos imensurável, de acordo com a capacidade, vocação e empenho de cada um, na multiplicação dessa oportunidade, porque.... a multiplicação e as comissões geradas em níveis é que representa o princípio básico do marketing de rede. Quanto maior a rede e quanto maior o volume de vendas e/ou consumo dessa rede... maiores serão os ganhos do profissional que formou a rede.