Joe Mariano, atual Presidente da DSA
norte-americana, recomendou não se usar mais o termo “Multinível” para
se referir ao nosso negócio. Tal afirmação aconteceu em um debate
durante o Congresso da WFDSA que ocorreu no Rio de Janeiro nesse mês.
— O maior desafio do nosso setor é se fazer entender pela sociedade, e
um dos fatores que mais dificultam as coisas são os inúmeros termos
usados para nos definir. Multinível, por exemplo, traz uma conotação de
“ganhar sobre o outro”, que é mal interpretada e desgasta a nossa
imagem. Por isso, não usamos mais este termo e preferimos nos referir
sempre como “Vendas Diretas”.
A prioridade da WFDSA para os
próximos anos é unificar os discursos, diminuir os termos e facilitar a
interpretação do nosso modelo de negócio para a sociedade.
A
julgar pela nomeação de Doug Devos como novo Chairman da WFDSA, é de se
esperar uma posição mais firme e integrada em relação à imagem do setor,
considerando que a Amway, da qual é Presidente e um dos donos, é uma
das empresas mais prejudicadas por essa confusão de conceitos.
Nós, do Multinivel News, gostaríamos de fazer duas perguntas a você, caro leitor:
1) Na sua opinião, os termos e expressões utilizados no marketing
multinível facilitam ou dificultam a aceitação do nosso negócio?
2) Para você, quais termos deveriam ser "aposentados" da indústria?