Grande parte das pessoas que ingressam para o Marketing Multinível não alcançam o sucesso. Podemos afirmar que os números chegam por volta dos 90% ou mais. Assustador, não?!
A questão não é por falta de motivação ou interesse. Quando se decide trabalhar com Marketing Multinível é porque realmente se pensa em alcançar o sucesso. Pessoas trabalhadoras dão duro para desenvolver o negócio, mas infelizmente elas passam a maior parte do tempo fazendo as coisas da forma errada.
Selecionamos os 5 erros fatais dos principiantes no Marketing Multinível que devem ser evitados. Continue lendo.
5 erros fatais dos principiantes no Marketing Multinível
No Marketing Multinível, assim como na vida real, a melhor estratégia é aprender com os erros dos outros. Você não precisa ficar forçando a barra com “tentativas, erros e acertos”. Você não precisa reinventar a roda. Essa lista com os 5 erros fatais dos principiantes vão te ajudar a economizar tempo em seu negócio.
Erro 1 – Tentar entender tudo
Um dos erros que mais tropeçamos no inicio do negócio é querer entender tudo: do sistema, dos produtos, da empresa, do plano de marketing, do jurídico, da logística e por aí vai. O fato é que: como as empresas e os líderes passam a informação (correta) de que o negócio é “muito simples” e sintetizam o conteúdo, os novatos sentem-se na necessidade de procurar saber mais.
Essa necessidade acaba gerando uma paralisia. Os novatos ficam dias analisando o negócio ao invés de pegar o telefone e já entrar em contato com seus conhecidos e falar do “negócio simples” que conheceram.
Se você está procurando aprender tudo o que há para saber antes de dar a partida considere que este é o caminho mais lento para iniciar um novo negócio. Saiba que você aprende muito mais em uma reunião que deu errado do que ler 100 livros. “Você não pode aprender a dirigir, lendo o manual de instruções”.
Erro 2 – Envolvem-se com o negócio apenas nos 30 primeiros dias
Para o marketing de rede não importa se você é um CEO, um empresário, um gerente, uma dona de casa, um estudante ou um mendigo. O que quer que você fez antes de entrar em uma rede, se você é novo no negócio, você ainda terá que começar do zero assim como todo mundo.
Você não pode esperar para ganhar uma renda de seis dígitos em 2-5 anos de trabalho sem seguir o sistema proposto, aprender com aqueles que já trabalham no negócio.
Veja um exemplo para fazer você entender melhor: havia um downline em uma rede de negócios, que já era um empreendedor (ele tinha um comércio em sua casa), e quando ele entrou no Marketing Multinível tentou fazê-lo à sua maneira, reproduzindo padrões e estruturas de negócio que já conhecia.
Ele alugou um pequeno escritório, pegou um pessoal, criou uma equipe de vendas e enviou-os ao campo. Passados dois meses, depois de muito dinheiro gasto, seu negócio chegou ao fim miseravelmente. Uma das principais razões foi que sua equipe de vendas não foi capaz de duplicar o processo. A equipe só poderia vender produtos, mas eles não poderiam patrocinar pessoas. Mas, como você já deve saber, a rede se baseia no princípio da duplicação: ensinar os outros a fazer o que nós mesmos fazemos.
O sistema é mais que uma escola de vendas. Lá, as pessoas aprendem a fazer negócios e são acompanhados passo a passo para seu sucesso. Crie o hábito de estar presente no sistema da sua empresa, sempre. Não apenas no começo.
Erro 3 – Implorando o patrocínio de outras pessoas
Os novos distribuidores, que são novatos na rede, sempre possuem uma grande dificuldade em recrutar pessoas para o seu negócio. E isso é algo também normal, é uma questão de “reputação” e “marca pessoal”. Vamos dar um exemplo para explicar melhor: se até algum tempo atrás, amigos e pessoas que você conhece, sabiam que você era um encanador, um eletricista, um funcionário da administração pública, um contador ou o que quer que seja, eles vão olhar com um pouco de desconfiança do seu novo negócio. As pessoas não confiam imediatamente no seu último empreendimento, porque não o reconhecem nesse novo papel profissional, especialmente se você no passado não foi um empreendedor. Mas é apenas uma questão de tempo. Espere até você gastar bastante tempo (dois a três meses) e as pessoas vão se acostumar com o fato de que você está comprometido com seu novo negócio. A marca pessoal precisa de um pouco de tempo para se estabelecer.
O maior erro que você pode fazer nesse período inicial é estar com pressa de crescer e começar a insistir para seus líderes patrocinarem pessoas para você. Lembre-se sempre que é você que precisa estabelecer sua marca pessoal, não seu líder.
Erro 4 – Explicar o negócio por telefone ou por bate-papos virtuais
A finalidade de um telefonema é convidar uma pessoa para a apresentação de uma oportunidade de negócio. Nada mais! Você nunca deve dar informações pelo telefone. Você pode perder a oportunidade de fazer um cadastro. Se as chamadas telefônicas tivessem o poder de fechar as negociações e converter as pessoas para o negócio, não seria preciso realizar reuniões, não haveria necessidade de vendedores e agentes de vendas.
Quando o objetivo é claro e você está ciente de que está apenas convidando uma pessoa para uma apresentação simples, irá evitar de confundir as pessoas falando sobre as vantagens, os produtos ou o plano de compensação.
Nunca subestime o valor de uma ligação telefônica. Um telefonema bem feito também pode aumentar em 600% (seis vezes) as chances de sucesso. Saber como realizar um telefonema é uma tática fantástica para recrutar se usada da forma correta.
Erro 5 – Dizer que não se trata de Marketing de Rede
A maioria dos recém-chegados possuem um medo desproporcional e ficam constrangidas quando as pessoas que são convidadas fazem uma destas perguntas assustadoras:
É Marketing Multinível?
Mas isso não é uma daquelas coisas que tem a ver com Marketing de Rede?
Mas isso não é venda em pirâmide?
Você está tentando me recrutar para um negócio de venda direta?
A maioria dos novatos entram em pânico após ouvir estas perguntas, começam a murmuram “Er … Er, não, não o meu negócio não é MMN. É um negócio diferente!”.
Nunca minta para seus clientes potenciais. Falsidade e incerteza lançam uma luz ruim sobre você. As pessoas não são estúpidas. Ou você diz com antecedência que é um marketing de rede (que deve sempre se orgulhar de que estamos em uma indústria que produz a cada ano vários milionários), ou inverter a pergunta: “O que você sabe sobre Marketing Multinível?”, e, em seguida, avançar para responder a todas as acusações.
Lembre-se: se você ocultar o que está fazendo, se você não é transparente na comunicação, se você mentir, os seus potenciais clientes vão pensar que você fará o mesmo com eles quando decidirem se juntar a você.
Portanto, fique de olho para não cometer os erros acima. Sucesso a todos!