A Amway Corp., lider mundial no setor de vendas diretas, divulgou seu faturamento no ano de 2014 – um total de US$ 10,8 bilhões de dólares. Apesar da cifra exorbitante, o valor corresponde a uma queda de 10% em suas vendas comparado ao ano de 2013.
Amway sofre queda de 10% em suas vendas no ano de 2014
Atribuí-se à queda alguns fatores que mexeram com a empresa em 2014: menores índices de vendas na China; problemas com a gestão da empresa na Índia e a flutuação no câmbio de moedas estrangeiras.
“Apesar de 2014 ter um crescimento menor do que 2013, a empresa continua a registrar um forte crescimento a longo prazo” disse a empresa em um comunicado divulgado nessa quarta (4).
A Amway cresceu 68% na última década. Nos últimos 15 anos, em 13 deles foi registrado recorde de vendas. E em nota sobre a China, a empresa afirma: “Na China, os resultados estão fortes. Registramos taxas de crescimento de 10% nos últimos 5 anos e de 27% nos últimos 10 anos”.
Por ser uma empresa de capital fechado, a Amway não publica os números de suas vendas por país, mas sabe-se que a China é atualmente o seu maior mercado.
“As vendas em 2014 refletem os esforços significativos dos distribuidores da Amway e funcionários que continuam a fazer o bem em todo o mundo, apesar de ambientes operacionais desafiadoras encontrados em várias nações que são grandes mercados para a Amway”, disse o Chairman da Amway Steve Van Andel em nota para imprensa.
A companhia considerada a maior do mundo em vendas diretas, vende produtos de nutrição, cosméticos, cuidados para casa e produtos duráveis por meio de um sistema de marketing multinivel global, que inclui mais de 3 milhões de distribuidores independentes. A empresa também emprega mais de 20 mil funcionários em todo o mundo.
“Olhando adiante para 2015 e além, estamos otimistas e sinto que estamos bem posicionados para o crescimento”, disse Doug DeVos, presidente da companhia. “Vamos abrir cinco novas instalações de produção, muitos novos Centros de Experiência Amway para apoiar os nossos Abos (Empresários Amway), e melhorar as experiências virtuais.”
Os 10 maiores mercados para a Amway em 2014 foram:
- China
- Coréia do Sul
- Japão
- Estados Unidos
- Tailândia
- Rússia
- Taiwan
- Índia
- Malásia
- Ucrânia
Os mercados como Brasil, México, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Chile, Panamá, Itália e Espanha obtiveram crescimento de dois dígitos percentuais nas vendas locais, enquanto os mercados influenciados pela agitação política – Rússia, Tailândia e Ucrânia – mostrou resiliência e resultados sólidos.
Os produtos de Nutrição continuam a liderar o caminho, que representa 43% da receita de venda direta. Os produtos de beleza contribuiram com 25%, seguido por produtos duráveis em 19% e cuidados para a casa com 8%. Outras ofertas representaram 5%.